fbpx

MITOS E VERDADES SOBRE A HIPNOSE

MITOS E VERDADES SOBRE A HIPNOSE

A Hipnoterapia gera opiniões controversas entre a comunidade médica e descrença por parte da sociedade graças aos muitos mitos da hipnose.

São verdadeiros clichês que impedem as pessoas de alcançarem uma vida plena por desconsiderarem o verdadeiro valor terapêutico da técnica.

Não sou, de forma alguma, contra as demonstrações de hipnose que são feitas para o entretenimento (a chamada Hipnose de Palco).

Admiro quem as faça, e as considero excelentes maneiras de mostrar o poder, não do hipnotista, mas da mente da pessoa que está ali participando.

Mais do que promover shows, a hipnose é uma ferramenta muito eficaz no tratamento de diversas condições, traumas e fobias.

Porém, para entendermos o que de fato é a hipnose, precisamos saber primeiro o que ela NÃO é.

 

Mito 1 – Hipnose é Magia

Embora pareça mágico ou miraculoso o trabalho da hipnoterapia, ela não o é!
É uma terapia que não tem nada de místico, religioso ou espiritual.

Pelo contrário, seu foco é o cérebro, o cérebro que todo mundo tem mas que não sabe usar corretamente ou plenamente.

Na antiguidade quando caía um raio o mais valente dos guerreiros ficava com medo. Hoje todo mundo sabe que o raio é um fenômeno natural, que pode até ser reproduzido em um laboratório.

Isso acontece com a Hipnose, muitas pessoas confundem com magia por não entender. Mas na realidade a hipnose é um fenômeno muito simples, que pode ajudar muitas pessoas.

Se você procurar no Google acadêmico que é uma ferramenta de busca de trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos científicos.

Você vai encontrar mais de 280 mil resultados.Existem trabalhos e pesquisa sobre a hipnose, praticamente em todas as áreas.

Mito 2 – Hipnose é Controle da Mente

A hipnose não é o controle da mente do indivíduo, como se fosse possível eu tirar seu livre-arbítrio ou jogar fora sua moral!

Na verdade, a hipnose é o controle da mente feito pela própria pessoa, e não pelo hipnotista.

É a pessoa que decide o quão fundo irá, e qual a intensidade da terapia. Se ela realmente quer a solução do seu problema, ela fará essa escolha.

A função de terapeuta ou hipnotista é apenas auxiliar a pessoa nesse caminho.

Mito 3 – Hipnose é Relaxamento

É muito comum circular na internet anúncios de hipnose como áudios de relaxamento.

Embora o estado hipnótico seja percebido como um de relaxamento muito profundo, simplesmente relaxar não o ajudará em nada.

Para fins terapêuticos, é importante uma intenção e uma técnica certa, pois, do contrário, será inútil.

Mito 4 – “Eu não sou Hipnotizável”

De acordo como Gerald Kein, um dos maiores e mais importantes hipnoterapeutas da era atual, só existem duas pessoas que não entram em hipnose: aquela que não quer e aquela que tem medo.

Algumas outras podem não entrar muito facilmente ou demorar mais (o que também é uma minoria), mas em geral, todos entram muito rápido e facilmente, pois, como já dito, o cérebro humano entra neste estado todos os dias, várias vezes, pois faz parte da evolução da vida – o cérebro precisa economizar “bateria”.

Mito 5 – Hipnose muda o Cérebro

Não, apenas ajuda na mudança dos padrões de pensamento.

Por exemplo, uma pessoa que acredita que não merece ser feliz, provavelmente terá inúmeras razões e desculpas para reforçar e manter esta crença infeliz.

No processo de hipnoterapia, ela poderá perceber que este é um pensamento que, um dia, no passado, foi tão marcante que se tornou uma lei para ela.

Assim, a hipnoterapia será a oportunidade de mudar o significado daquela experiência e com isto, retornar ao momento presente com novas ideias.

Mito 6 – Hipnose é Apenas Entretenimento

A hipnose para shows e entretenimento tem seu valor, e mostram que o verdadeiro poder é da pessoa que participa, não do hipnotista.

Se você olhar atentamente um show, tanto de palco quanto de televisão, perceberá que as pessoas são selecionadas previamente, e são escolhidas de acordo com a sua capacidade e vontade de se divertir, aparecer, e ajudar.

De resto, a hipnoterapia utiliza este mesmo poder voluntarioso do cliente, e o ajuda a ir ainda mais fundo do que ele iria no palco, de modo que possa acessar sua mente subconsciente e realizar as mudanças que desejar.

Mito 7 – O hipnotizador controla o desejo do cliente ?

Nenhum cliente hipnotizado faz aquilo que não faria acordado, ou seja, ele só é capaz de fazer aquilo que considera inofensivo e, mesmo assim, se desejar, todos temos o livre arbítrio.

Mito 8 -A hipnose é prejudicial à saúde ?

Desde que utilizada por profissionais competentes e bem intencionados, a hipnose não causa danos, devendo-se, apenas, estar atento para a sua utilização por pessoas inescrupulosas.

Mito 9 – Pode-se tornar dependente da hipnose ?

Na utilização clínica não existe qualquer tipo de dependência na hipnose.

Mito 10 – A pessoa pode não voltar do transe, ficar presa nele ?

Não é possível ficar preso ao transe. O transe profundo leva ao sono denominado terapêutico que, como qualquer sono fisiológico, dura até o momento de acordar, que é natural a cada indivíduo.

Mito 11 – O sono é a hipnose ?

A hipnose não é igual ao sono fisiológico de todas as noites.

Na Hipnose o racional fica afastado, dando acesso aos conteúdos da memória , ao centro emocional (Subconsciente), mecanismos que controlam a vontade, etc.

Mito 12 – A pessoa fica inconsciente em transe ?

Normalmente o hipnotizado mantém o seu estado consciente, apenas com a atenção focalizada, onde o censor crítico da mente é aberto (racional) ou simplesmente afastado temporariamente, razão de poder-se resgatar informações de memória (Subconsciente).

Somente desta forma podemos trabalhar os mecanismos terapêuticos, indo até os pontos vitais de um problema, tanto de ordem física como psíquica.

Mito 13- Hipnose é terapia ?

Embora a hipnose tenha a facilidade de trazer alívio de dores e muita paz interior, o que já serve para curar uma série de angústias e ansiedades, ela é apenas uma ferramenta utilizada no processo terapêutico.

Mito 14 – Regressão e hipnose ?

Pode ocorrer a regressão de memória quando a pessoa entra em estado hipnótico, o objetivo é localizar registros mentais traumáticos que podem ser vivenciados, psicossomáticos ou subliminares, que foram incorporados no psiquismo em algum momento da vida.

Mito 15. A hipnose realiza milagres?

O que na hipnose pode parecer milagre, nada mais é do que o acesso a novas respostas interiores, em função da junção entre a motivação do paciente e a abertura às riquezas de cada um em seu subconsciente.

É na mente onde está a cura da maioria das doenças, pois é ali que elas nascem, exceto as provenientes de fungos, vírus, bactérias, genética, acidentais e abusivas contra a saúde, assim mesmo elas podem ser tratadas pela hipnose.

Pois é na mente onde estão as energias que sustentam nossas vidas como: fé, vontade, prazer, sexualidade, dor, amor, ciúmes, ódio, inveja, ansiedade, satisfação, medos e angústias.

Na mente também estão localizadas todos as informações captadas pelos sentidos humano, que de alguma forma ali ficou registrada, podendo ser vivenciada, subliminar ou psicossomatizada, desde a vida intra-uterina até o momento presente.

Mito 16 – O hipnotizado revela seus segredos ?

Dependendo da linha de hipnose empregada, na Clássica o hipnotizado só fala aquilo que deseja. Ele terá oportunidade de lembrar-se de coisas há muito esquecidas, o que chamamos de hiperamnésia, mas só falará se achar seguro.

Mito 17 – E se houver a morte do hipnotizador durante o transe ?

Ao deixar de ouvir a voz do hipnotizador o cliente interrompe o transe induzido ou pode até continuar um pouco, despertando normalmente depois de algum tempo. O transe pode se transformar em sono fisiológico.

Afinal, o que é a Hipnose?

Hipnose é uma maneira linda, rápida e indolor de ajudar na solução dos problemas, a viver melhor, a viver sem dor, sem culpa, sem raiva.

A hipnose é utilizada para despertar o seu verdadeiro poder de transformação.

O tratamento feito pela hipnose não é perigoso ou invasivo, e você não falará coisas “secretas”, ou fará coisas que vão contra a sua moral e ética.

De acordo com pesquisas, uma única sessão de hipnoterapia é tão ou mais eficiente que três anos de terapias comuns, porque você vai direto à “causa”, sem ficar rodando sobre “achismos” ou problemas atuais.

Fonte: Instituto de Hipnologia e Omni

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe Seu Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades:

Facebook

O que é Hipnoterapia?

Você está sem esperança e pronto para desistir? Sua vida não está como você gostaria? Pare por um momento, respire fundo e lembre-se de que as dificuldades são apenas desafios que devemos superar.

Assuma o controle de sua vida ! Entre em contato conosco! Teremos imensa satisfação em atendê-lo!

× Whatsapp - Fale Conosco